Conheça Kamala Harris, primeira mulher eleita vice-presidente dos Estados Unidos

Aos 56 anos, ela entra para a história como a mulher mais poderosa na política americana da atualidade

Em 20 de janeiro de 2021, o nome de Kamala Harris definitivamente fez história, ela se tornou a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, com a posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos. 

Ex-procuradora-geral da Califórnia (2011-2017), então senadora dos Estados Unidos, a partir de 2017, Harris se tornou conhecida internacionalmente ao concorrer à indicação democrata para a eleição presidencial de 2020. Ela foi apenas a quarta mulher a integrar uma chapa presidencial de um grande partido nos EUA —e a única mulher negra a fazê-lo.

Filha de imigrantes, mãe indiana e pai jamaicano, Kamala acumula diversos “pioneirismos” em sua trajetória. A atual vice-presidente americana se formou na Howard University, a mais prestigiosa entre as universidades dedicadas a estudantes negros nos EUA, em Washington, onde fez parte da fraternidade Alpha Kappa Alpha. Depois se formou em Direito pela Universidade da Califórnia, Hastings College of Law, onde iniciou sua carreira na Promotoria do condado de Alameda. Em 2003,, antes de ser leita a primeira negra procuradora-geral da Califórnia, tornou-se promotora-geral em São Francisco.

Conhecida por sua luta em prol das famílias trabalhadoras no Gabinete do Procurador Distrital de Alameda County, onde se concentrou em processos de casos de violência sexual infantil, ela se tornou a primeira mulher negra eleita promotora distrital de São Francisco. Á época. Kamala iniciou um programa para dar uma segunda chance a infratores primários da legislação antidrogas para que eles tivessem a oportunidade de obter um diploma de segundo grau e encontrar um emprego.

Em 2010, também se tornou a primeira mulher negra eleita Procuradora Geral da Califórnia, supervisionando o segundo maior Departamento de Justiça do país, atrás apenas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Nessa função, administrou um orçamento de US$ 735 milhões e supervisionou mais de 4.800 advogados e outros funcionários. Como procuradora-geral da Califórnia, Kamala lutou pelas famílias e ganhou um acordo de US$ 20 bilhões para proprietários de casas na Califórnia contra grandes bancos que executavam injustamente as hipotecas.

A nova vice-presidente também ajudou a conquistar a igualdade no casamento para todos e defendeu a lei de mudança climática histórica da Califórnia. Kamala lutou ainda pelas comunidades californianas e processou gangues transnacionais que dirigiam o tráfico humano, contrabando de armas e quadrilhas de drogas. No Senado em 2016, ela apresentou legislação para ajudar a classe média, aumentar o salário-mínimo e defender os direitos legais dos refugiados e imigrantes. No Comitê Judiciário do Senado, foi uma voz poderosa contra as indicações judiciais conservadoras de Trump.

Kamala Harris é casada há seis anos, com o advogado Doug Emhoff, e tem dois enteados, Ella e Cole, que, segundo ela, são sua “fonte infinita de amor e pura alegria”.

Ainda sem comentários

Comentários estão fechados