A Secretária de Estado para Igualdade e Inclusão, Maria José da Fonseca Monteiro de Jesus, inaugurou, no dia 24 de julho de 2020, o Programa “Iniciativa Spotlight para a eliminação da violência contra as mulheres e raparigas” (“Spotlight Initiative to eliminate violence against women and girls”), no Município de Bobonaro.
A cerimónia decorreu no edifício da Administração deste município, na presença de membros do Governo, de representantes da União Europeia e das Nações Unidas, de autoridades municipais e de responsáveis de organizações da sociedade civil.
A Iniciativa Spotlight, nasce do trabalho conjunto entre a União Europeia e as Nações Unidas, com o objetivo de eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e raparigas em todo o mundo. A iniciativa coloca o tema da violência no centro dos esforços globais pela igualdade de género e o empoderamento das mulheres. O Programa é implementado em Timor-Leste numa ação conjunta entre o Governo, a Sociedade Civil, a União Europeia e as Nações Unidas.
O evento marca o início de uma série de inaugurações Municipais da iniciativa Spotlight, que numa primeira fase, abrange três municípios prioritários, Bobonaro, Ermera e Viqueque. A Iniciativa Spotlight tem lançamento previsto no próximo dia 6 de agosto em Ermera e a 13 de agosto será a vez do Município de Viqueque.
O programa prevê um investimento de 15 milhões de dólares americanos, num período de três anos com o objetivo de fortalecer as estruturas e instituições jurídicas do país, promover normas sociais positivas, aumentar o acesso a serviços de apoio a sobreviventes de violência, melhorar a recolha e o uso de dados para uma melhor formulação de políticas e fortalecer parcerias com organizações da sociedade civil.
A Secretária de Estado, durante o lançamento, afirmou que “a responsabilidade de, no futuro, acabarmos com a violência na nossa sociedade, depende do esforço de todos”.
A Governante referiu ainda que “através do lançamento da Iniciativa Spotlight, a nossa comunidade vai poder juntar as suas ideias e os seus esforços para garantir que a violência e a descriminação, contra mulheres e raparigas, mas também homens, ou pessoas com deficiência, ou pela orientação sexual, no futuro deixe de existir na nossa sociedade”.
O Coordenador Residente das Nações Unidas, Roy Trivedy, salientou que “a igualdade de género é uma das pré-condições necessárias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Iniciativa Spotlight significa apoiar um movimento nacional em Timor-Leste, através da promoção de uma abordagem multissetorial na eliminação da violência contra as mulheres e raparigas”.
Fonte: Governo Timor Leste