Tratamento com laser combate o problema e devolve a autoestima das mulheres. Confira:
Foi-se o tempo em que as mulheres precisavam sofrer caladas com problemas íntimos tão comuns quanto o relaxamento vaginal e a incontinência urinária. Graças à tecnologia, tratamentos não cirúrgicos devolvem a qualidade de vida e o prazer nas relações sexuais de uma maneira muito mais simples e eficaz. Trata-se do laser Erbio Fotona, um sistema de laser de última geração que permite procedimentos não invasivos, realizados em consultório e sem desconfortos para as pacientes.
A flacidez vaginal pode ocorrer na menopausa, pela queda da produção do estrogênio, no pós-parto, ou ainda ser medicamentosa, causada pelo uso de contraceptivos hormonais de uso contínuo, por exemplo.A falta do hormônio (estrógeno), que acontece na pós menopausa e no pós parto, faz com que as fibras colágenas da pele diminuam. Há ainda uma redução do fluxo de sangue pelos vasos com diminuição da capacidade de retenção de água pelas células. Com isso, a pele fica seca, fina e quebradiça. O mesmo acontece nas mucosas, principalmente vaginal que apesar de não ser visível, pode ficar menos lubrificada, causando dor na relação sexual e perda de urina aos esforços. O problema pode prejudicar a autoestima e as atividades sexuais da mulher.
Sintomas
Ações simples do cotidiano, como tossir ou espirrar, pode se tornar uma tortura para quem sofre de flacidez vaginal, já que uma das consequências é a incontinência urinária. “A Síndrome do Relaxamento Vaginal, como é conhecida, faz com que a mulher tenha dor e dificuldades nas relações sexuais, minimizando o prazer tanto para ela como para o parceiro”, explica a dermatologista Natalia Cymrot.
Como tratar
Com a tecnologia FOTONA, através do laser Erbium, é possível melhorar esta condição em muitos casos. De acordo com Natalia, o laser é aplicado no canal vaginal, em 2 a 4 sessões, no consultório, sem desconforto para a paciente e com rápida recuperação, sem sangramento. “O tratamento é feito com anestesia em forma de creme, que deve ser aplicado na entrada da vagina, 30 minutos antes do procedimento, que dura entre 45 a 60 minutos. Todo o procedimento é indolor e sem cortes. O laser também pode corrigir problemas decorrentes da vaginoplastia, labioplastia redutora e perineolastia (rejuvenescimento do períneo e dos lábios maiores e menores quando estes estão flácidos)”, explica.
Resultado
O tratamento melhora a aparência da área genital, aumenta o tônus, devolve a firmeza, a elasticidade e a lubrificação da região. “O Erbio Fotona promove aumento do colágeno e da elastina, com recuperação do tônus e da sustentação vaginal, proporciona uma redução do diâmetro do canal vaginal com melhora da qualidade das relações sexuais e da incontinência urinária”, ressalta a dermatologista.
“A parte genital externa também pode ser tratada, promovendo clareamento e melhora da flacidez da vulva”, finaliza a profissional. Pesquisas recentes mostram índices de satisfação de 86% a 92% em relação ao tratamento com o Fotona. Vale ressaltar que o tratamento pode ser feito em qualquer tipo de pele – inclusive morenas e negras.