Maquiagem: De aliada a vilã

Estudo aponta que a maquiagem pode conter substâncias químicas potencialmente tóxicas

Publicada, recentemente, na revista científica Environmental Science & Technology Letters, a pesquisa concluiu que 52% dos 231 produtos de maquiagem analisados comprados nos Estados Unidos e no Canadá continham PFAS, substâncias químicas potencialmente tóxicas que também podem ser encontradas nomeadamente em embalagens de comida e têxteis.

Liderada por Graham Peaslee, professor de física, química e bioquímica da Universidade de Notre Dame, no Indiana, o estudo aponta que os níveis mais altos de substâncias tóxicas estavam presentes em bases (63%), rímel à prova d’água (82%) e batom de longa duração (62%).

Além disso, amostras de 29 dos produtos que apresentaram os níveis mais altos de flúor foram enviadas para um laboratório externo, onde se procurou identificar 53 PFAS específicos. A análise descobriu que cada um desses 29 produtos continha, pelo menos, quatro PFAS preocupantes.

O estudo descobriu ainda que cerca de 88% das maquiagens testadas não divulgavam essas informações em seus rótulos, embora a transparência seja uma exigência do Food and Drug Administration, agência reguladora responsável pelo controle de qualidade dos produtos consumidos nos Estados Unidos.

“O PFAS mais comum é o politetrafluoretileno, o ingrediente mais conhecido como Teflon, ou revestimento de panelas. Mas, ao todo, identificamos 13 produtos químicos PFAS diferentes em mais de 600 produtos de 80 marcas”, disse David Andrews, cientista do grupo ativista ambiental Environmental Working Group (EWG).

O Personal Care, associação comercial de beleza dos Estados Unidos, disse, em resposta ao estudo que aguarda “uma revisão científica interna” antes de comentar. A associação comercial possui 600 membros, representantes de “mais de 90% da indústria da beleza dos EUA”, de acordo com sua descrição oficial no website. 

Especialistas, apontam que o risco dos PFAS é maior no caso do contato com alimentos, mas também não é descartável no caso dos cosméticos. “Usados diariamente, a exemplo de bases e hidrantes par ao corpo, pode haver acumulação.  “Devemos estar atentos, porque muitos dos PFAS não estão proibidos e nós podemos sempre encontrá-los no nosso caminho.”, alertam.

Ainda sem comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.