Vera Daves, ministra de Finanças de Angola, figura na lista das 100 mulheres mais influentes do continente africano, segundo a empresa de Relações Públicas e Avaliação, Avance Media.
Primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola, a economista ocupa a 93ª posição na lista composta por 100 mulheres africanas de 34 países, que têm contribuído para mudar a narrativa e o papel da mulher no continente.
À frente da pasta desde outubro de 2019, Vera Daves, é descrita como “muito disciplinada, técnica bem preparada e competente”. Características determinantes para que figurasse na lista: ” 2020 100 Mulheres Africanas Mais Influentes”, já que de acordo com a Avance Media responsável pela publicação, as integrantes da lista foram escolhidas a partir de várias experiências de carreira, incluindo diplomacia, política, ativismo, empreendedorismo, liderança empresarial e entretenimento.
Vera Daves nasceu em Luanda, em 1994, e é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN). Com várias formações na área de finanças, gestão e liderança, contabiliza passagens, como presidente da Comissão de Mercado de Capitais de setembro de 2016 a outubro de 2017. Foi também técnica de Finanças na Sonangol Essa e diretora do Gabinete de Produtos e Research do banco Privado Atlântico e docente da cadeira de Mercados Financeiros no MBA Executivo promovido pela Católica Business School Alliance, assim como professora de Finanças Públicas e Integração Económica na Faculdade de Economia da UCAN.
Ganhou visibilidade como comentadora econômica em diversos órgãos de comunicação social, com destaque para a TPA (Programa Bom Dia Angola), Rádio Mais e Revista Rumo. É Co-autora de um Livro sobre Finanças Públicas.