O App, disponível para Android e IOS, já está disponível em mais de 15 países
Criado em 2019, inicialmente, como um projeto de TCC, pelos estudantes Mateus de Lima, Lucas Chalegre e Salazar Salazaro, da escola técnica Horácio Augusto da Silveira, de São Paulo, o aplicativo nasceu para ajudar a salvar vidas de pessoas que sofrem qualquer tipo de violência, seja ela física ou emocional.
Inspirado por sua própria vivência com a violência doméstica, Mateus sugeriu a ideia de criar um aplicativo de combate à violência de gênero para o seu grupo de TCC da escola técnica. A ideia ganhou o apoio e a colaboração dos colegas, todos filhos de mulheres que sofreram agressão.
De acordo com Mateus, a inspiração para a criação do APP veio de sua mãe Dona Nice, “Quando criança, eu presenciei a violência doméstica dentro de casa, e sempre foi muito difícil entender o porquê aquilo acontecia, mas já sabia que seria um homem que faria a diferença. Hoje, meu único objetivo com meus dois amigos é Salvar Vidas, conectando as pessoas de uma forma diferente”.
Hoje o “Todas Por Uma” já está disponível para Android e IOS, incluindo todas as funções para ambos os sistemas operacionais, porém existe uma função especial para o IOS. Mateus explica que ao baixar o aplicativo pela Apple Store aparece uma permissão especial – “Todas Por Uma deseja enviar alertas críticos”, isso significa que a própria Apple identificou que o aplicativo é essencial para a sociedade, mesmo que você mande o pedido de socorro para o seu Anjo e ele esteja com o celular no silencioso o sistema da Apple vai entender que você está em perigo, então o celular do seu Anjo mesmo assim vai vibrar, fazer sons, ligar o flash, sinalizando que você está em perigo.
O aplicativo funciona da seguinte forma: Ao entrar no App surge uma tela com uma propaganda que esconde a real função do aplicativo, evitando assim que o agressor perceba a ação. Ao, simplesmente, balançar o celular ou apertar o botão cupons um pedido de socorro da vítima será em Tempo Real para um contato adicionado nomeado de (Anjo), sem seu agressor perceber. A solicitação é feita de forma camuflada como se ela estivesse fazendo compras, mas na verdade o pedido de socorro está sendo enviado seja em movimento ou parada o pedido se atualiza a cada 30 segundos, possibilitando fornecer a localização da vítima de forma mais precisa. Caso ela queira suspender o pedido de ajuda, isso também é feito de forma segura e discreta como se estivesse cancelando suas compras.
Através do “Todas Por Uma” também é possível sinalizar os locais potencialmente perigosos de uma região conforme três classificações: Amarela, Laranja e vermelha. A amarela é considerada área de risco propícia à violência, a laranja área de maior atenção e a vermelha área altamente perigosa. As escalas mudam conforme a quantidade de alertas assinalados em determinada região. Usuárias dos trens e metrôs também tem a chance de sinalizar as linhas mais perigosas.
Além disso, todas as delegacias da mulher e DDMs do Brasil estão mapeadas no aplicativo, possibilitando que a vítima veja a unidade mais próxima de sua localização com acesso a endereço, telefone e horários de atendimento.
Baixe o “Todos Por Uma” uma versão virtual do anjo da guarda, que pode salvar a sua vida e de suas amigas e familiares.